18 de maio de 2021

|

por: duda

|

Categorias: Reblog, Tecnologia

Quais são os principais tipos de correias para transportadores?

Os transportadores de correia detêm um papel importantíssimo no transporte de materiais devido às suas inúmeras vantagens, como a segurança na operação, a economia, a confiabilidade e a enorme gama de capacidades.

Utilizados nos mais diversos segmentos de mercado, os transportadores de correia possuem características técnicas que permitem sua aplicação em sistemas de transporte e elevação de materiais de pequeno, médio e grande porte, dependendo de sua configuração.

Conheça os principais tipos de correias para transportadores!

No setor minero-metalúrgico, é possível observar que os transportadores de correia constituem o meio mais difundido de transporte para grandes quantidades de materiais a granel, reduzindo desta forma, a quantidade de caminhões e o custo deste tipo de operação.

O sistema é basicamente formado por uma correia sem fim, a qual é estendida entre dois tambores principais – de descarga e de retorno – e roletes justapostos, sobre os quais a correia desliza, com baixo atrito, possibilitando a movimentação de cargas pesadas de forma contínua.

Recentemente, a conformidade com os requerimentos ambientais incentivou a seleção de correias transportadoras sobre outros meios de transporte.

Os principais componentes de um transportador de correia são: correia, tambores, guias laterais, roletes, sistema de tensionamento, chutes, estrutura e sistema de acionamento. A correia é o elemento principal e também o de maior custo.

Geralmente, a correia é composta de três materiais: cobertura superior, carcaça e cobertura inferior. As coberturas são feitas de borracha e possuem como principal função proteger a carcaça dos danos que possam ser causados durante o trabalho.

Já a carcaça é responsável por suportar tensões durante a operação e picos de tensão durante a partida e parada. Além dos impactos provenientes da queda de material na alimentação.

As carcaças podem ser de dois tipos: de cabos de aço ou de lona (têxtil). As correias de lona mais utilizadas são de: poliéster – nylon (EP) e nylon – nylon (PP). A escolha vai depender da solicitação imposta à correia.

Correias de cabo de aço suportam maiores tensões, são geralmente utilizadas em transportadores de longa distância. As correias de lona são mais difundidas no mercado devido à viabilidade econômica.

Outro fator de extrema importância sobre as correias é a emenda, que geralmente é feita no local de instalação do transportador, o que exige cuidados especiais.

Existem dois tipos de emenda: as vulcanizadas e as mecânicas. As vulcanizadas são divididas em dois tipos: quente e frio.

A correia é o principal componente do transportador. É sobre ela que o material se acomoda e com o movimento é transportado.

Para seleção da correia diversos fatores devem ser considerados, como a característica do material a ser transportado, a granulometria, a densidade, a abrasividade, a temperatura, além dos esforços mecânicos que a correia deverá suportar.

As correias transportadoras estão entre os itens mais importantes no setor industrial. São aplicadas a uma vasta gama de indústrias, como: mineração, siderurgia, portos, fertilizantes, alimentícia,  agronegócio, construção civil, extração de agregados, entre outros vários.

Como é o processo de fabricação das correias transportadoras?

Como é o processo de fabricação das correias transportadoras?

(…continua)

Confira esta matéria na íntegra em: https://rematiptop.com.br/tipos-de-correias-para-transportadores/

VIA: REMA TIP TOP