Riuma aumenta 50% de eficiência de peneiramento de finos, com telas Minério
A Riuma Mineração, juntamente com o setor de engenharia da Minério Telas/Áustria Comercial, encontraram uma saída para solucionar problemas que constantemente ocorriam na área de peneiramento dos agregados finos em uma das etapas de beneficiamento. A produção diária da pedreira gira em torno de 10 mil toneladas, mas apresentava problemas, que constantemente geravam contaminação devido ao entupimento de telas, diminuindo consideravelmente a produtividade média de agregados finos. Além disso, eram desperdiçadas cerca de 20% das horas trabalhadas para a de limpeza das telas obstruídas.
Num diagnóstico preliminar feito pela Áustria Comercial, foi apresentada a solução de substituição das telas convencionais por telas da marca Minério Telas e Soluções, de fios finos e produzidas com aço de alto teor de carbono. Tudo com o objetivo de aumentar a área de peneiramento e elevar a produtividade, melhorando os problemas de contaminação.
“De início, pensamos que a durabilidade das telas diminuiria consideravelmente e o custo aumentaria com essa substituição, por se tratar de uma rocha granítica com alta abrasividade, fios mais finos poderiam sofrer acentuado desgaste”, conta Marcelo Vinhal, engenheiro de Minas da Riuma. Contudo, André Misael, diretor de negócios da Áustria, explicou que o fio mais fino das telas da Minério são confeccionados com material de elevada resistência e forte o suficiente para manter durabilidade.
“A malha permaneceu a mesma, o que mudou foi o diâmetro dos fios, aumentando a área livre de peneiramento de 50% para 75%”, explica Misael. De acordo com ele, quando os fios de uma tela são muito grossos, os furos ficam muito restritos e, por sua vez, fios mais finos possibilitam maior quantidade de furos. O ideal é que o arame da tela seja sempre produzido com material de elevada qualidade.
“As telas foram implantadas em nossa nova planta de produção de materiais finos, na qual beneficiamos produtos especiais como alta cubicidade/ limpeza como Areia de Brita, Filler, Pedrisco Extra Fino e P1/2. Com a substituição das telas, a produção dessa planta da Riuma passou de 100 para 140 toneladas/ horas de material peneirado, um aumento de 40%”, calcula Marcelo.
Segundo ele, antes de adquirir as telas com a Áustria, a Riuma já tinha aplicado uma solução de afinar o diâmetro dos fios, mas os resultados foram insatisfatórios. Telas que duravam cerca de 30 dias precisavam ser trocadas com apenas uma semana de trabalho, inviabilizando a aplicação devido ao custo. “Agora, com as telas Minério, o aço carbono mais resistente foi decisivo para solucionar nosso problema de peneiramento, mantendo a durabilidade com aumento de produção”, revela Marcelo.
Restrição de Umidade
Outro fator de sucesso propiciado com a Minério Telas está relacionado à redução da restrição de operação devido à umidade do material. Antes, a Riuma conseguia operar com no máximo 2% de umidade no peneiramento da Areia de Brita e hoje consegue trabalhar tranquilamente com até 3% de umidade, o que representa um ganho representativo, segundo Marcelo.
A implantação de telas aplicadas pela Áustria foi feita especificamente para o peneiramento de materiais com faixa granulométrica menor que 15 mm, como pedra 1/2, pedrisco, pedrisco extra-fino, pó de pedra e areia. “Com as novas telas, conseguimos entrar em novos mercados, de clientes que exigem agregados mais finos, cúbicos e sem contaminação”, explica Marcelo.
Segundo ele, o carro-chefe dessa nova planta da Riuma é a Areia de Brita, que teve aumento de produção de 25 para 45 toneladas/ hora. A produção/vendas que estavam limitadas a 4.000 toneladas, hoje pode chegar a 6.000 ton.
“A Áustria veio para somar no nosso negócio, é uma empresa comprometida com prazos de entrega, equipe técnica e produtos de qualidade acima da média. Enquanto outros fornecedores estabelecem um mês de prazo, as telas Minério foram entregues em uma semana. Além disso, a empresa tem o diferencial de deixar nossos pedidos produzidos e estocados, para serem entregues quando solicitados nos meses seguintes. Com isso, podemos fazer um planejamento de longo prazo, inclusive com previsão de valores”, assinala José Rafael, responsável pela planta de Areia.